Gerando ataques e defesas automaticamente com GPT, ChatGPT e outras automações

Data: 25/04/2023, às 19:00

Link no Canal do Fórum: https://www.youtube.com/watch?v=Wx_ZH97SMao

Desde o surgimento dos grandes modelos de linguagens (LLMs) como GPT-3 e de aplicações como ChatGPT o mundo se volta para a questão: até onde essas IAs podem nos levar? Enquanto vários usos legítimos surgem, pesquisadores de segurança se perguntam: o que poderia dar errado? Nesta palestra, discuto como os atacantes podem utilizar mecanismos de automação para gerar códigos maliciosos e outros tipos de ataques de forma automatizada, ampliando os riscos a que usuários da Internet estão expostos. Apresento também como defensores podem utilizar estas mesmas ferramentas para desenvolver defesas automatizadas e balancear esse jogo.

Bio: Marcus Botacin é Professor Assistente (Assistant Professor) no Departamento de Ciência da Computação (CSE) da Texas A&M University (TAMU), Estados Unidos. Marcus obteve o título de Doutor em Ciência da Computação em 2021 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), sob orientação do Professor Doutor André Grégio. Marcus obteve o título de Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2017, sob orientação do Professor Doutor Paulo Lício de Geus. Marcus pesquisa segurança de sistemas computacionais, com ênfase na detecção de códigos maliciosos (malware) através do desenvolvimento de mecanismos de isolamento (sandbox) e de Antivírus.